Antologias produzidas na UFMG destacam crônicas e poemas em que trabalhadores são personagens principais

Prezados/as ferroviaristas e simpatizantes,
É com prazer que lhes encaminho convite para lançamento dos livros abaixo, que será realizado sábado próximo, de 10 a 12 h., na Biblioteca Pública de MG (Praça da Liberdade, BH). Os livros foram organizados por um colega professor e por mim, com participação de vários estudantes.
Entre os poetas encontra-se o simbolista Cruz e Sousa, funcionário da E.F. Central do Brasil. Sobre as crônicas, assinalo que o escritor carioca Lima Barreto era passageiro diário dos trens suburbanos na mesma Central.
Porém, algo ainda mais importante que nosso interesse comum ferroviário é o conjunto de personagens principais em todos os textos dos livros:trabalhadores – do Brasil, sobretudo, mas também de outros países.
Saudações do
    Antônio Augusto M. de Faria.

Trabalhadores são protagonistas no 1º de maio, dia do trabalho e da literatura brasileira

Antologias produzidas na UFMG destacam crônicas e poemas em que trabalhadores são personagens principais

 

No 1º de maio é celebrado o dia mundial do trabalho. A data foi criada em função de uma manifestação nos EUA que aconteceu em 1886 e é conhecida por todos. O que poucos sabem é que na data também é celebrado o dia da literatura brasileira, homenagem ao nascimento do conhecido escritor José de Alencar (1/5/1829).

Para comemorar a data, por que não unir trabalho e cultura? Foi o que fez um grupo de pesquisadores da UFMG, que na Faculdade de Letras organizaram duas antologias que estão sendo lançadas no sábado seguinte ao Primeiro de Maio: dia

Em Poemas brasileiros sobre trabalhadores – uma antologia de domínio público foram selecionados versos de Castro Alves, Machado de Assis, Cruz e Sousa, Olavo Bilac e Augusto dos Anjos, entre outros escritores que nasceram entre o século XVII  e o século XIX. Entre os personagens principais dos poemas encontram-se tanto os escravos, maioria da população que trabalhava naquele período, quanto os primeiros trabalhadores livres.
Por sua vez, Lima Barreto – Antologia de artigos, cartas e crônicas sobre trabalhadores traz textos em prosa que retratam o Brasil no fim do século XIX e início do século XX, com temas que vão da abolição da escravatura à vida dos operários nos primeiros anos da República. Vale ressaltar que Lima Barreto esteve entre os que se posicionaram contra os poderosos de seu tempo, razão pela qual a obra dele passou décadas marginalizada na cultura brasileira – inclusive na cultura escolar, segundo os organizadores do livro.
As duas antologias foram produzidas pelo Lintrab – Grupo de Estudos em Linguagem, Trabalho, Educação e Cultura. “O trabalho é uma condição básica da vida humana, sempre criando e recriando diferentes hábitos, valores, crenças, linguagens – cultura, enfim”, explicam os professores Antônio Augusto Faria e Rosalvo Pinto, que coordenam o grupo do qual participam estudantes de graduação e pós-graduação. Eles estudam discursos – literários, jornalísticos, históricos e educacionais – em obras nas quais os trabalhadores são os personagens protagonistas.
Com a organização dos livros, o Lintrab busca contribuir para a correção de uma injustiça histórica: a grande maioria dos discursos em circulação em nossa sociedade  pretere o ponto de vista dos trabalhadores e privilegia a visão de mundo da classe dominante. Buscar textos em que os trabalhadores não só têm espaço como são protagonistas contribui para reverter essa situação.

1)      Poemas brasileiros sobre trabalhadores: uma antologia de domínio público

2)      Lima Barreto: artigos, cartas e crônicas sobre trabalhadores

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Professores Antônio Augusto Moreira de FariaRosalvo Gonçalves Pinto (coordenadores); estudantes Adriana Corrêa Costa David, Clarice Lage Gualberto, Denise dos Santos Gonçalves, Fernanda Barbosa Moraes, Fernanda Gonzaga, Júlia Batista Castilho Avellar, Letícia Lucinda Meirelles, Lucas Morais Retes, Luciana Martins Arruda, Luiz Paixão Lima Borges, Maria Juliana Horta Soares, Pauliane Santos Coelho, Priscila Lopes Viana, Rosa Maria Saraiva Lorenzin

Contatos e informações:

atendimento@finotracoeditora.com.br;  lintrab@ufmg.brwww.lintrab.blogspot.com.brhttp://pt-br.facebook.com/lintrab.ufmg;www.finotracoeditora.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *