Ferroanel pode ser opção na região metropolitana

Ferroanel pode ser opção na região metropolitana.

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Estado de Minas

Publicação: 21/03/2013 06:00 Atualização: 21/03/2013 07:10

A implantação de um contorno ferroviário pode servir de alternativa à mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao apresentar a proposta do Ferroanel na abertura da reunião extraordinária da Assembleia Metropolitana da RMBH, ontem, o governador Antonio Anastasia destacou que a iniciativa privada demonstrou interesse em um novo projeto de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a obra. Ele informou ainda que a MRS Logística, uma das empresas que detêm a concessão de linhas, anunciou que em breve começará os estudos.

A liberação dos trilhos que hoje servem para o transporte de cargas que circulam na Grande BH seria o primeiro passo para a implantação de um sistema de trens de passageiros. O mestre em engenharia de transportes Márcio Aguiar, professor da Universidade Fumec e defensor do transporte sobre trilhos nos grande centros urbanos, aprova a proposta, mas se preocupa com os entraves financeiros. “Se não estão conseguindo implantar o Rodoanel, que tem custo entre R$ 10 milhões e R$ 15 milhões o quilômetro, o Ferroanel torna-se um desafio maior, já que cada quilômetros custa acima de R$ 30 milhões. Considero, porém, uma obra necessária para colocar fim ao colapso do sistema de transporte urbano”, afirmou.

1 thought on “Ferroanel pode ser opção na região metropolitana”

  1. Enquanto mais esta promessa não sai do papel, não seria melhor a ONGTREM procurar a FCA- concessionária do transporte de cargas, para que ela colocasse alguns vagões de passageiros no trecho ferroviário ligando a Gameleira à Ibirité, passando pelo Barreiro?

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