POR QUE AS NOVAS FERROVIAS TÊM QUE TRANSPORTAR PASSAGEIROS?

1) Porque representam investimentos vultuosos financiados pelo BNDES, que usa recursos públicos, que são pagos pelos contribuintes, via impostos ou aumento da dívida interna. A implantação de trens de passageiros é uma obrigação governamental, em contrapartida a imensa carga tributária paga pela população, e pelos imensos benefícios que cria;

2) Porque o transporte ferroviário de passageiros reduz a quantidade de acidentes nas rodovias. Os sistemas de sinalização e operação ferroviária atuais têm possibilitado índices de segurança superiores aos do transporte ferroviário, como por exemplo o trem bala japonês e o TGV francês;

3) Porque os trens de passageiros reduzem em 80% a emissão de gases de efeito estufa, hidrocarbonetos e material particulado, por passageiro/km, em relação ao transporte rodoviário por automóveis;

4) Porque os trens de passageiros reduzem o consumo de petróleo, e a necessidade de importação de gasolina. As locomotivas ou carros de tração podem consumir biodiesel, a ser produzido ao longo das próprias ferrovias;

5) Porque o transporte de passageiros é mais confortável, agradável e sociabiliza as pessoas;

6) Porque os trens de passageiros ampliam e estimulam o turismo interno, de brasileiros e estrangeiros, o qual é a atividade que mais gera renda e empregos;

7) Porque os trens de passageiros possibilitam a integração com outros modais de transporte, como os ônibus intermunicipais e interestaduais, o automóvel e a bicicleta, aumentando a mobilidade da população nas áreas de influência da ferrovia;

8) Porque o transporte de passageiros melhora a viabilidade econômica da estrada de ferro. Haverá pequeno aumento percentual do investimento, pois os raios de curva terão que ser maiores – 500 m, mas pode-se aumentar o greide de 1% para 1,5% ou 2% , além disso os trilhos podem ser TR 57, usados nas ferrovias atuais que transportam minério de ferro. As estações de passageiros podem ser construídas pelos estados ou municípios. A manutenção da via permanente será paga também pelos operadores de trens de passageiros, permitindo redução nos valores dos fretes;

9) O transporte de passageiros agrega diversas receitas operacionais: tarifas regulares, fretamento de trens, venda de alimentos, bebidas a bordo, encomendas e pequenos pacotes, tarifas turísticas em convênios com hotéis, e várias outras.

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